
Por que você precisa fazer controle de estoque da sua empresa agora mesmo
O controle de estoque é o método de registro de acompanhamento dos ativos da sua empresa, sejam matérias-primas, produtos e/ou mercadorias vendidas. A partir de um caderno, planilha até um sistema, com esse monitoramento sua empresa pode otimizar o investimento em estoque, espaço de armazenamento, estimar as vendas e entender o que realmente funciona no seu empreendimento.
Como empreendedor, você sabe que todos os setores de um negócio são importantes para manter a roda girando. No entanto, há algumas áreas que merecem atenção especial para não comprometer a rentabilidade e a produtividade da organização. Uma delas é o controle de estoque.
Quando ignorada, esta área acaba gerando gargalos que impedem o crescimento do negócio — e não é isso que você deseja, certo? Portanto, para continuar expandindo o seu empreendimento, é fundamental aprender como fazer um controle de estoque eficiente.
- Defina o estoque mínimo, máximo e de segurança
A etapa anterior, isto é, a Curva ABC também ajuda a estabelecer o estoque máximo, o estoque mínimo e o estoque de segurança de cada item. A partir dos cálculos, você pode se basear nos seguintes conceitos:
Estoque mínimo: baseia-se no giro e total de vendas de cada produto. É quantidade necessária para sustentar a produção e a demanda.
Estoque máximo: baseia-se na estimativa do melhor cenário de vendas. Ou seja, o prevê o crescimento do negócio somado à sua capacidade de estoque e produção.
Estoque de segurança: é um meio termo entre o estoque mínimo e o estoque máximo. Avaliando as variáveis de venda e produção, buscando um equilíbrio.
- Faça um inventário de estoque
O inventário consiste em calcular o valor total de produtos disponíveis no estoque. Esse cálculo é feito após o cadastro, a contagem e a categorização de todos os itens.
Com o inventário em mãos, fica muito mais fácil fazer um controle de estoque eficiente. Quando o gestor sabe exatamente qual é o capital que está investido em insumos e mercadorias armazenadas, ele pode planejar ações estratégicas para otimizar o giro de estoque. Dessa forma os produtos e o dinheiro da empresa não ficam parados por muito tempo.
- Verifique quanto deve armazenar
Nem todas as empresas têm condições de manter grandes quantidades de insumos e mercadorias. Afinal, existem vários fatores que pesam contra a armazenagem de grandes quantidades, como: prazos de validade, alto custo dos itens, custo de oportunidade (dinheiro parado), falta de infraestrutura, etc.
Portanto, o objetivo é sempre manter o controle do estoque em um nível equilibrado — nem pouco a ponto de sabotar as vendas, nem muito a ponto de prejudicar o fluxo de caixa. Contudo, há casos em que vale a pena fazer compras maiores.
A seguir listamos os principais pontos que você deve levar em consideração para definir a quantidade de estoque dos materiais, divididos por tipo de estoque.
Esse post é em parceria com o blog “saiadolugar” eles também tem ótimos conteúdos. Mas e então, Preparado para uma mudança nos hábitos e melhorar seus resultados? A Velit ERP tem a solução para o que você precisa, seja relacionado ao Estoque (onde contamos com uma poderosa ferramenta e a melhor quando se trata do nicho de autopeças).
Etiquetas: erp, estoque, Financeiro, melhoria de vendas
- Auditoria Fiscal
- Autopeças
- Cliente
- Estoque
- Financeiro
- Liderança
- Normativa
- Nota eletrônica
- Nota fiscal
- Planejamento
- Receita federal
- Software de gestão
- Tech tips
- Vendas