3 dicas para uma boa gestão de estoque

Home / 3 dicas para uma boa gestão de estoque
10 Jan 2020 in financeiro

3 dicas para uma boa gestão de estoque

O controle de estoque é o método de registro de acompanhamento dos ativos da sua empresa, sejam matérias-primas, produtos e/ou mercadorias vendidas. A partir de um caderno, planilha até um sistema, com esse monitoramento sua empresa pode otimizar o investimento em estoque, espaço de armazenamento, estimar as vendas e entender o que realmente funciona no seu empreendimento.

  1. Defina o estoque mínimo, máximo e de segurança

A etapa anterior, isto é, a Curva ABC também ajuda a estabelecer o estoque máximo, o estoque mínimo e o estoque de segurança de cada item. A partir dos cálculos, você pode se basear nos seguintes conceitos:

Estoque mínimo: baseia-se no giro e total de vendas de cada produto. É quantidade necessária para sustentar a produção e a demanda.

Estoque máximo: baseia-se na estimativa do melhor cenário de vendas. Ou seja, o prevê o crescimento do negócio somado à sua capacidade de estoque e produção.

Estoque de segurança: é um meio termo entre o estoque mínimo e o estoque máximo. Avaliando as variáveis de venda e produção, buscando um equilíbrio.

  1. Faça um inventário de estoque

O inventário consiste em calcular o valor total de produtos disponíveis no estoque. Esse cálculo é feito após o cadastro, a contagem e a categorização de todos os itens.

Com o inventário em mãos, fica muito mais fácil fazer um controle de estoque eficiente. Quando o gestor sabe exatamente qual é o capital que está investido em insumos e mercadorias armazenadas, ele pode planejar ações estratégicas para otimizar o giro de estoque. Dessa forma os produtos e o dinheiro da empresa não ficam parados por muito tempo.

  1. Verifique quanto deve armazenar

Nem todas as empresas têm condições de manter grandes quantidades de insumos e mercadorias. Afinal, existem vários fatores que pesam contra a armazenagem de grandes quantidades, como: prazos de validade, alto custo dos itens, custo de oportunidade (dinheiro parado), falta de infraestrutura, etc.

Portanto, o objetivo é sempre manter o controle do estoque em um nível equilibrado — nem pouco a ponto de sabotar as vendas, nem muito a ponto de prejudicar o fluxo de caixa. Contudo, há casos em que vale a pena fazer compras maiores.

4. Dica bônus: Tenha um bom ERP!

É claro que a forma como você obtém informações e organiza elas importa muito, por isso é essencial ter um bom ERP para fazer a gestão de seu negócio. A Velit possuí um dos melhores sistemas de gestão de estoque do mundo quando se trata do setor de autopeças, por sermos especialistas e termos mais de 20 anos de experiência no mercado, entendemos bem das necessidades comuns do nicho. Gostaria de saber mais? fique a vontade para entrar em contato e tirar dúvidas, ou solicitar uma demonstração.

Etiquetas: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrgatórios são marcados com *

Copyright © Velit Tecnologia da Informação 2021.Todos os direitos reservados - CNPJ: 14.185.341/0001-93