Como posso proteger minha autopeças da crise causada pelo Coronavírus (Covid-19)?

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6 Jul 2020 in financeiro

Como posso proteger minha autopeças da crise causada pelo Coronavírus (Covid-19)?

Que o Coronavírus chegou ao Brasil e está preocupando todos nós já não é novidade. Também não é novidade o impacto econômico que o afastamento social pode causar nas empresas. Nos últimos dias vimos o mercado como um todo se mobilizar, priorizando a segurança de seus funcionários da melhor maneira possível. Tais ações fizeram com que grande parte do comércio no Brasil também abaixasse as portas.

É um novo momento, em que todos estão buscando alternativas para se proteger do vírus e também manter suas empresas, na medida do possível, de forma saudável.

E o setor de autopeças, como fica?

Desde o começo da epidemia do Coronavírus as importações de autopeças ficaram ameaçadas.  Com baixo custo de produção, a China, país onde originou o vírus, é o maior fornecedor do Brasil. Por isso os impactos foram sentidos antes mesmo da pandemia chegar por aqui. Outros países que fornecem autopeças para o brasil, também foram afetados pela epidemia. Entre eles estão Japão e Coreia do Sul.

Este problema fez com que muitas empresas temessem o desabastecimento de algumas peças. Mas por enquanto, nada disso passou de especulação apenas. O abastecimento continua ocorrendo normalmente.

Sim, isso não excluí o fato de que o setor automotivo foi um dos mais atingidos até o momento, já que Wuhan representa uma grande parte da produção de autopeças.

Dicas para você não deixar de vender na crise!

Segundo o Sebrae, existem opções criativas para manter as vendas de produtos e serviços.

Veja abaixo:

1 – Planeje com seus funcionários formas alternativas de venda

Estabeleça linha direta com os seus funcionários, atualize-os sobre como será o funcionamento do seu negócio, horários, questões de segurança, a nova estratégia de atendimento. Os seus funcionários precisarão adotar novas formas de trabalhar, mas só poderão fazê-lo caso tenham informações claras e consistentes de você, dono do negócio.

2 – Comunique seus clientes

Envie mensagem aos seus clientes, comunicando a sua nova estratégia, como irá atendê-los durante este período.

3 – Se aproxime de seus clientes

Reveja o seu modelo de negócios, a sua forma de entregar produtos, agregue serviço, agregue valor.

Exemplo: se você tem uma loja física, um pequeno varejo, inove, ofereça serviços aos seus clientes em casa.

Você tem o contato do seu cliente? Envie mensagens ofertando serviços especiais como amostra e entrega em domicílio de produtos.

4 – Entregue em domicílio

Você poderá utilizar serviços de motoboy para entrega dos seus produtos ou até mesmo mobilizar a sua equipe local para fazê-la – cada loja tem seu raio (área) de atuação. Verifique se é possível que a sua equipe faça a entrega do produto na casa do cliente.

5 – Divulgue no digital

Reforce a divulgação dos seus produtos em seus canais online, faça ofertas especiais com entregas em domicílio pelas equipes de vendas locais ou serviço de entrega – motoboy.

6 – Garanta a segurança e conquiste a confiança dos clientes

Se você tem um pequeno varejo de rua, envie mensagem ao seu cliente falando dos cuidados que você está tendo em seu negócio, uso de detergentes na limpeza várias vezes ao dia, funcionários atendendo com uso de máscaras, a possibilidade de disponibilizar máscara para o cliente, o cliente poder marcar hora para ter atendimento exclusivo, evitando muitas pessoas no mesmo horário.

Se você tem um serviço, faça a entrega do serviço um a um tomando cuidado com as recomendações de higiene e prevenção.

Exemplo: salão de beleza poderá ir até a casa do cliente. Ou a possibilidade do cliente marcar um horário exclusivo para ser atendido.

7 – Provoque a flexibilidade na atuação dos colaboradores

Se você é empresário da área de alimentos, tem um restaurante, verificar a possibilidade da sua equipe de atendimento, exemplo garçom, passar a dar suporte a entregas em domicílio, pois as pessoas provavelmente irão optar por esta modalidade de serviço.

8 – Crie uma força tarefa no digital

Se você é um varejista de roupas/acessórios e beleza, por exemplo, oriente seus funcionários a agirem como “consultores” da sua marca/empresa no ambiente online, eles se tornarão influenciadores da sua marca nos ambientes digitais (Facebook, Instagram, WhatsApp), eles irão impulsionar suas vendas online e offline além de poderem até fazer a entrega, dependendo do raio de ação de cada negócio.

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