A importância de definir metas
Qual a importância da definição de metas?
Assim como em Alice no País das Maravilhas, se você não sabe aonde vai, qualquer caminho serve! Logo, se não há uma definição de metas claras em sua cabeça, você poderá estar fadado ao fracasso em vários aspectos de sua vida.
Criar metas não pode ser motivo para promover competições desgastantes entre as áreas. Pelo contrário, deve ser um fator que estimule a integração entre os departamentos. A boa comunicação que contemple a troca de ideias são fundamentais para melhorar o desempenho de uma organização.
Além disso, contribuem para os colaboradores estarem mais focados e engajados a cumprir os objetivos traçados pela empresa. Sem dúvida, os resultados serão bem mais expressivos, quando os funcionários adotarem uma postura colaborativa e literalmente “vestir a camisa”.
Há vários tipos de objetivos que podem ser concretizados por uma organização. Os gestores precisam saber diferenciá-los para determinar um bom trabalho. Por isso, vamos apresentá-los a seguir.
Metas específicas
Apresentam um escopo bem definido e com contornos delimitados. Elas precisam ser muito bem detalhadas para que não haja erros na sua compreensão.
Metas mensuráveis
Para facilitar o gerenciamento, é necessário que os objetivos sejam bem determinados. A recomendação é definir parâmetros para medir o nível de desempenho. Assim, é mais fácil verificar se os resultados correspondem às expectativas.
Metas atingíveis
Não adianta simplesmente estabelecer o que deve ser alcançado por uma organização. É essencial ter uma dimensão do que é possível concretizar. Optar por metas atingíveis é um recurso para motivar os empregados e a aumentar a produtividade.
Metas relevantes
É inegável que determinar objetivos, a serem cumpridos, pode contribuir para melhorar o desempenho dos colaboradores. Por outro lado, as metas não podem ser criadas apenas para serem atingidas. O sentido da existência delas é fazer com que a empresa seja reconhecida pela qualidade dos serviços e conquiste a confiança do público.
Num mercado, cada vez mais competitivo, a acomodação e a falta de empenho são fatores que levam uma empresa a perder espaço para a concorrência. Uma maneira de evitar que isso aconteça é estabelecer metas para sua equipe.
- Auditoria Fiscal
- Autopeças
- Cliente
- Estoque
- Financeiro
- Liderança
- Normativa
- Nota eletrônica
- Nota fiscal
- Planejamento
- Receita federal
- Software de gestão
- Tech tips
- Vendas