O que fazer com o estoque parado

O que fazer com o estoque parado

Queima de estoque”, “Liquidação”, “Compre 1 e leve 2”. Essas frases são muito comuns no comércio e acabam sendo uma saída para os lojistas que precisam movimentar o estoque que, por algum motivo, acabou ficando parado.
Preparamos 5 dicas importantes para te ajudar!

1. Faça um diagnóstico
O primeiro passo é avaliar o seu estoque e entender o motivo de a mercadoria estar parada. Muitas vezes, o otimismo em relação à demanda é o que faz os itens ficarem encalhados. Os lojistas precisam fazer apostas baseadas em algo razoável.  É preciso saber como as vendas funcionam naquela categoria, ter informação do mercado e da situação dos cliente. Isso tudo ajuda a determinar a aposta que o lojista vai fazer.

2. Planeje ofertas dirigidas
Entender o que será ofertado e que tipo de desconto será dado implica em estudar quem é o consumidor e se ele está disposto a comprar. Esse entendimento ajudará o lojista a buscar um público mais assertivo para aquelas peças paradas. É bom estudar quem tem potencial para comprar as peças e cruzar esse estoque com potenciais consumidores para aquele material específico.

3. Considere liquidações e combos
Promoções envolvendo liquidação de estoque são sempre uma vantagem para quem compra, por conta da diferença de preço. Elaborar combos de produtos faz com que o cliente veja o valor do todo e não só daquele produto que estava esquecido no estoque e precisa ser vendido. Quando o comerciante agrega um produto a outro é possível mostrar para o cliente que aquilo é útil. É importante lembrar que o cliente precisa ter liberdade para levar o combo. Caso contrário, a tática pode ser configurada como venda casada e virar um problema para a empresa.

4. Busque acordo com fornecedores
Alguns fornecedores podem ser mais maleáveis e oferecerem possibilidade de troca. Basta conversar para entender que tipo de negociação é possível fazer. Às vezes, para alguns fornecedores, é vantajoso trocar aquilo que ficou parado por produtos com maior giro.

5. Não se apegue
Um bom controle de estoque é crucial para identificar o que já está parado por tempo demais. O ideal é não deixar que o produto fique esquecido. Quanto mais tempo ele está parado, menor é o lucro que se consegue com ele. O produto fica velho e obsoleto e as datas de validade não esperam. O apego ao estoque não deve impedir uma ação para diminuir os prejuízos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About SmartFix

We are a family owned business that provides fast, warrantied repairs for all your mobile devices.

Brooklyn Area

2307 Beverley Rd Brooklyn, New York 11226 United States

1000 101-454555
support@smartfix.theme

Store Hours
Mon - Sun 09:00 - 18:00

San Francisco Area

358 Battery Street, 6rd Floor San Francisco, CA 27111

1001 101-454555
support@smartfix.theme

Store Hours
Mon - Sun 09:00 - 18:00