A importância de um planejamento financeiro para sua empresa

A importância de um planejamento financeiro para sua empresa

    A falta de planejamento em relação aos aspectos financeiros é uma das principais razões para o fracasso de empresas no Brasil. De acordo com dados do Sebrae, mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros cinco anos. Por isso, para que um empreendedor obtenha sucesso é preciso seguir alguns cuidados quando o assunto é a vida financeira.

    Segundo especialistas, toda empresa deve ter pelo menos duas reservas financeiras diferentes, a primeira seria o bote salva-vidas pessoal que deverá estar reservada apenas para ser usada caso o negócio dê errado, evitando que o empreendedor fique totalmente sem dinheiro no futuro e a segunda é a reserva de fluxo de caixa, que vai manter a empresa funcionando enquanto ela não conseguir lucrar o suficiente para suprir todas as despesas. Essa reserva também deve levar em conta as necessidades de sustento do(s) empreendedor(es).

Para auxiliar vocês, criamos uma lista dos principais erros cometidos no planejamento financeiro:

Misturar finanças da empresa com as pessoais

    O problema disso para o planejamento financeiro, é que as entradas e saídas da empresa nem sempre serão da empresa mesmo, então muitas vezes fica difícil fazer o calculo real.

Não saber seus custos e despesas exatos

    É muito comum nas empresas que o dono não saiba exatamente suas despesas totais ou que os custos variem muito sem saber a que variável eles estão ligados. O primeiro passo para um planejamento é conhecer e ter controle sobre esses dados.

Não definir metas e indicadores

    O objetivo de um planejamento é que a empresa chegue em um resultado financeiro esperado. Então, sem definir qual é esse objetivo financeiro, fica impossível saber como chegar a ele, e, além disso, é preciso definir indicadores que vão lhe dizendo se a empresa está bem ou não.

Não definir um plano de ação

    Esse é o erro mais fatal do planejamento financeiro, porque tudo pode ser resolvido, mas sem um plano de ação real e eficiente os resultados sempre serão os mesmos. Então, se o seu número de atendimentos está baixo, você precisa tomar uma decisão, por exemplo, fazer um desconto.

Não Registrar e acompanhar regularmente as operações financeiras

    Organizar um método de registro das contas a pagar e das contas a receber na empresa é super importante para se ter pleno controle do seu capital e poder analisar sua saúde financeira. Mas não basta registrar: é preciso monitorar cada lançamento para perceber como as finanças estão caminhando.

Não utilizar um software de gestão

    Com um software de gestão é possível controlar todos os aspectos financeiros fazendo o menor esforço possível, porque o sistema já calcula tudo para você. Além disso, alguns sistemas como o da Velit, por exemplo, não deixa você efetuar uma venda sem determinados dados, o que facilita já tanto para o financeiro como para a contabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About SmartFix

We are a family owned business that provides fast, warrantied repairs for all your mobile devices.

Brooklyn Area

2307 Beverley Rd Brooklyn, New York 11226 United States

1000 101-454555
support@smartfix.theme

Store Hours
Mon - Sun 09:00 - 18:00

San Francisco Area

358 Battery Street, 6rd Floor San Francisco, CA 27111

1001 101-454555
support@smartfix.theme

Store Hours
Mon - Sun 09:00 - 18:00