Dicas para melhorar a organização e gestão do seu estoque

Dicas para melhorar a organização e gestão do seu estoque

Quando vamos fazer a instalação do nosso software nas empresas, um dos principais setores que estavam sofrendo com a falta de gestão é o de estoque. Falta de materiais, materiais que constam mas na verdade não existem, pontas de estoques acumuladas e produtos com problemas para serem trocados acumulados. Esses são apenas alguns dos problemas com quais nos deparamos, por isso, decidimos dar algumas dicas para ajudar na gestão de estoque de vocês.

Um é pouco, dois é bom e três é demais

Quando se trata de gerenciamento de estoque, equilíbrio é fundamental. Ter pouco de um produto que vende bem prejudica suas vendas, se o cliente quiser pronta-entrega. Em compensação, ter um lote grande parado ocupa espaço; e o pior é o dinheiro investido congelado que não está voltando para o seu bolso.

Por isso é preciso ter sempre muito bem calculado o que você precisa comprar para repor o estoque de produtos que saem muito. Na outra ponta, você precisa estar esperto para conseguir liberar itens encalhados para gerar dinheiro e dar espaço aos produtos que vendem mais (mesmo que isso signifique vender pelo preço de custo).

Para saber quanto comprar de cada produto, uma ótima ferramente é a curva ABC. Lembra-se dela? Ela vai ajudá-lo a saber quais produtos estão vendendo bem, quais compõem a maior parte da sua receita e, por isso, merecem mais atenção, além de deixar bem clara, visualmente, a ordem de importância de cada grupo de itens que você tem na loja.

De olho no tempo

Vale também destacar que essa demanda pode ainda variar de acordo com tendências, sazonalidades ou épocas do ano. Uma piscina inflável, obviamente, vende muito mais no verão do que no inverno. Por isso é bom estimar um volume maior de compra na época mais quente do ano e talvez diminuir um pouco o estoque desse produto quando os termômetros estiverem registrando temperaturas mais baixas. Nesse setor não se tem tanta interferência da sazonalidade, entretanto, normalmente começo do ano as pessoas sempre fazem um check-up nos seus carros.

Estoque físico x estoque virtual

O Neto tinha muitas dúvidas sobre separar ou manter o estoque do Empório do Lazer unificado, tanto para vendas online quanto para as concretizadas na loja física. Como as funções e a organização das lojas física e virtual ainda estão um pouco confusas na cabeça do Neto e dos funcionários, ele imaginava que separando, fisicamente, o estoque disponível para as duas lojas o problema estaria resolvido.

Entretanto, neste ponto, Marcelo, da Mobly, foi taxativo: “É muito melhor ter um estoque único e bem organizado. Dividir o estoque significa estar praticamente dobrando seu custo, o que pode inviabilizar o e-commerce”. Ou seja, se já está difícil organizar um estoque, imagine dois.

A saída aqui é ter um controle preciso de demandas das duas bases da loja e manter tudo em um inventário. Assim fica mais fácil comprar o suficiente para manter as plataformas sempre abastecidas.

E você não precisa fechar para balanço para contar todos os itens da sua loja. Uma boa dica é criar uma rotina diária – assim você faz a contagem real de alguns poucos produtos por dia. Vamos dar um exemplo: se a sua loja tem 400 produtos e você quer fazer isso duas vezes por semana, é só contar 50 produtos toda segunda e toda sexta, e o seu estoque estará atualizado.

Vendeu bem e agora? Vendeu mal e agora?

Caixa parada no estoque é dinheiro congelado. E essa grana precisa voltar para o seu bolso o quanto antes.

O Neto estava com uma grande quantidade de barracas de camping paradas no estoque. Ele ainda não decidiu o que fazer, mas uma boa opção é realizar uma grande liquidação de barracas ou tentar montar um conjunto com outros produtos para que o cliente leve a barraca como um kit (desde que os outros produtos do kit tenham margem bacana).

E se vendeu bem? É só comprar mais? Também, mas o Marcelo avisa que dá para pensar um pouquinho mais longe: “Pense nos produtos que vendem bem e imagine que tipo de variante você poderia agregar”.

Assim, junto com uma churrasqueira que está indo super bem nas vendas, dá para cogitar ter no seu mix de produtos espetos, tábuas, facas para churrascos e etc. Explore o nicho que mais está rendendo na sua loja e use sua criatividade!

Tenha um software de gestão

Sem o auxílio de um software de gestão empresarial, todo o controle fica deficitário. Com ele, é possível fazer os lançamentos dos produtos que entram e saem, ficar atento a quantidade do estoque e ao prazo de validade, controle de caixa e emissão de relatórios que podem ajudar na definição de estratégias financeiras e comerciais.

Existe regras para organizar meu estoque?

No século 16, os japoneses criaram uma estratégia efetiva para manter a organização e a ordem no local de trabalho. Elas são conhecidas como as técnicas dos 5 “S”. As vantagens de executar esses métodos em seu estoque incluem aumentados de eficiência, eficácia e segurança – tudo o que beneficia seu estoque e negócio.

Ordenar (Seiri) – Faça uma avaliação do inventário que você conhece e o que você não conhece. Limpe o inventário que você acredita que não é mais útil para a rentabilidade do seu negócio. Isso resultará na redução da confusão e obstruções desnecessárias em seu estoque.

Set in order (Seiton) – Depois de ter eliminado toda a desordem extra, é hora de se organizar! Faça uma estratégia para tornar todo o seu inventário fácil de se encontrar tudo. Fazer isso irá poupar tempo e dinheiro. Além disso, ajudará a eliminar a perda do produto.

Shine (Seiso) – Antes de fazer qualquer outra coisa, limpe profundamente todo seu estoque. Isso inclui a limpeza de pisos, prateleiras, máquinas, ferramentas, etc. Isso pode minimizar vários tipos de riscos de segurança decorrentes de problemas associados a qualquer coisa, desde a coleta de poeira até o deslizamento de líquidos derramados no caminho do corredor.

Standardize (Seiketsu) – Defina seus padrões de alta! Faça uma estratégia para garantir que seus funcionários compreendam todos os processos que acompanham a manutenção da limpeza e organização do seu estoque.

Sustain (Shitsuke) – Não deixe seu trabalho árduo ser desperdiçado. Manter o seu estoque limpo pode parecer um acéfalo, mas as coisas podem se deixar levar mais rápido do que você pensa. A limpeza é a parte fácil. Não voltar para os velhos hábitos é a parte mais difícil.

 

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