A importância de um sistema de gestão para sua Loja de Autopeças

 A importância de um sistema de gestão para sua Loja de Autopeças

Sabemos que gerenciar uma loja de autopeças não é nada fácil!

   São diversos produtos altamente diversificados que levam a uma necessidade de um grande estoque, além de diversos fornecedores diferentes e as vezes até mesmo prestação de serviços diversos.  Um bom software especializado no seu setor pode garantir maior lucratividade e menos retrabalho e perdas para o seu negócio. Confira alguns dos fatores que mostram a importância de ter um software especializado para sua loja de autopeças.

Crescimento financeiro

   Um software de gestão completo fornece informações referentes ao desempenho financeiro da empresa, por meio da integração com a área de contabilidade. Ao analisar as informações obtidas com ferramentas, como o DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) e o Fluxo de Caixa, é possível avaliar a situação da saúde financeira da empresa. Ter essas informações em mente no momento de tomar decisões referentes a investimentos, por exemplo, é a chave para o crescimento saudável e sem riscos.

Controle de estoques e inventário

   A solução ainda inclui a gestão de estoque e inventário, ponto extremamente importante para a manutenção de uma loja de autopeças. Isso porque controlar esses índices permite saber quais são os itens necessários no estoque. Dessa forma, se evitam problemas como a falta de mercadoria, alto volume de compras de urgência, atrasos no atendimento de pedidos, ocupação desnecessária de espaço, baixa rotatividade de estoque, entre outros.

Auxílio no planejamento estratégico

   A importância de um software de gestão se dá, principalmente, por sua capacidade de gerar relatórios que permitem avaliar o atual cenário do negócio. Ao fornecer informações referentes ao Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente e Gestão dos Pedidos de Venda, por exemplo, é possível medir o faturamento e até mesmo a imagem da empresa. Esses dados são fundamentais para traçar os melhores planos para o futuro, direcionando os investimentos de forma estratégica e buscando aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Cumprimento de prazos

   Utilizar uma plataforma de gestão acaba com os riscos de esquecer prazos de pagamentos e recebimentos, sejam eles de empréstimos, fornecedores ou tributos. A empresa pode programar a entrada e saída de dinheiro, a partir do alerta emitido pelo software. Além disso, a plataforma pode auxiliar na gestão das vendas feitas pelos funcionários, aumentando a transparência e facilitando o processo de pagamento de comissões.

Redução de custos

   Apesar de ser visto como um gasto por muitos gestores, o investimento em um sistema de gestão traz várias vantagens para uma empresa, tornando a relação custo-benefício altamente compensatória. Porém, não termina por aí: um software de gestão também auxilia na redução de custos, que pode ser alcançada de diversas formas, como:

  • diminuição de erros e necessidade de retrabalhos;
  • aumento da produtividade;
  • melhor aproveitamento dos recursos;
  • redução da burocracia;
  • melhoria na comunicação e no fluxo de informações;
  • análises dos resultados por meio de relatórios;
  • adoção de melhorias direcionadas.
  • Decisões mais ágeis e acertadas

   Outro ponto que vale a pena ressaltar é a disponibilidade das informações, que são constantemente atualizadas. Isso influencia diretamente a tomada de decisão, tornando as escolhas do gestor mais inteligentes e acertadas. Além disso, a possibilidade de manter uma base de dados sólida e a análise de relatórios ajuda a entender melhor os resultados alcançados, compará-los aos objetivos e redirecionar a estratégia, para que as ações estejam alinhadas com o que se busca.

Integração entre processos e áreas

O investimento em um sistema, principalmente quando ele é integrado — como é o caso do VELIT ERP— permite que os processos e áreas dentro da empresa estejam integrados. Mais uma vez isso quer dizer que as informações ficam centralizadas, além de facilitar o acesso e o compartilhamento desses dados.

Tudo isso melhora o fluxo de informações e otimiza a comunicação interna sem que dependa das pessoas. Assim, quando se realiza uma venda, por exemplo, as áreas comerciais, de estoques e financeiro, por exemplo, já possuem (por meio do sistema) tudo que é necessário para executar a rotina: desde a inserção do pedido e conferência da disponibilidade, até a emissão de documento fiscal.

Utilizar um software de gestão em uma loja de autopeças traz uma série de vantagens, indo desde o gerenciamento de estoque até o controle das despesas. Mesmo em um ramo que exige tanta competência do fator humano, a importância de um software de gestão não pode ser esquecida, como meio de proporcionar um crescimento constante e saudável para a empresa.

Quer conhecer mais sobre o nosso software?  Entre em contato!

About SmartFix

We are a family owned business that provides fast, warrantied repairs for all your mobile devices.

Brooklyn Area

2307 Beverley Rd Brooklyn, New York 11226 United States

1000 101-454555
support@smartfix.theme

Store Hours
Mon - Sun 09:00 - 18:00

San Francisco Area

358 Battery Street, 6rd Floor San Francisco, CA 27111

1001 101-454555
support@smartfix.theme

Store Hours
Mon - Sun 09:00 - 18:00